Traga o mindfulness para sua liderança

Mindfulness significa atenção plena, o exercício diz que podemos fazer melhor. Aquietar uma mente ocupada, tornando-se mais atentos ao momento presente e menos presos ao que aconteceu antes ou ao que está por vir.

A atenção plena no local de trabalho é o grau em que os funcionários estão conscientes em seu ambiente de trabalho, ao longo do dia, a atenção plena dos funcionários é variável, eles podem estar prestando atenção, sem fazer julgamentos, focados em uma reunião, ou talvez, no final do dia eles estejam menos atentos e pensando o que cozinhar para o jantar. As pessoas têm a capacidade de estar atenta, porém sua atenção em qualquer momento é variável. Mas pode ser desenvolvida a habilidade de atenção plena na vida e no ambiente de trabalho.

Segundo a pesquisa ‘Mindfulness at work’(Glomb, Duffy, Bono, & Yang, 2012), o Mindfulness possui uma infinidade de benefícios para locais de trabalho e empresas, como:

  • Desempenho profissional;
  • Bem-estar dos funcionários;
  • Diminuição de conflitos e stress;
  • Desenvolvimento de mais empatia;
  • Aumento da autodeterminação;
  • Melhora da memória de trabalho;
  • Melhorias no comprometimento com as tarefas;
  • Prazer no trabalho.

O objetivo pode ser introduzido como um programa de bem-estar, ou pode ser parte de uma mudança na cultura de uma organização para desenvolver um estilo de liderança diferente e uma forma alternativa para os funcionários trabalharem.

O mindfulness no Google

O programa de mindfulness do Google chamado Search Inside Yourself(SIY) nasceu em 2007, quando um dos primeiros engenheiros do Google, Chade-Meng Tan, reuniu uma equipe de especialistas líderes em mindfulness, neurociência, liderança e inteligência emocional para desenvolver um curso interno para colegas funcionários do Google. O objetivo era ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades de atenção plena, empatia, compaixão e inteligência emocional geral para criar as condições para o sucesso individual e coletivo.

 

O SIY rapidamente se tornou um programa de treinamento bastante popular dentro do Google. Em 2012, devido à alta demanda por SIY de organizações externas, fundaram o instituto educacional independente sem fins lucrativos que chamaram de The Search Inside Yourself Leadership Institute(SIYLI) . Desde então, SIYLI se tornou um instituto reconhecido globalmente, operando em mais de 50 países em todo o continente. 

Como desenvolver essa habilidade?

O Master Business Innovation UFSCar, possui o módulo Self Innovation, onde você irá desenvolver a capacidade de integrar as dimensões interna e externa de modo que isso possa resultar em realizações que conectem a essência ou a singularidade do indivíduo com as necessidades do mundo. Conhecer o Mindfulness no Google, além de treinar a capacidade de atenção para a mente aberta, o coração aberto e a vontade aberta, para assim criar a disposição inovadora sugerida pela Teoria U de Otto Scharmer.

Por Kaely Firmiano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *