Teoria U: Liderando a partir do futuro emergente

"A liderança bem-sucedida depende da qualidade da atenção e da intenção que o líder dedica a qualquer situação. Dois líderes nas mesmas circunstâncias fazendo a mesma coisa podem trazer resultados completamente diferentes, dependendo do lugar interno a partir do qual cada um opera.
Otto Scharmer
Autor

Usando sua experiência de trabalho com alguns dos líderes e inovadores mais talentosos do mundo, Otto Scharmer mostra na Teoria U como grupos e organizações podem desenvolver sete capacidades de liderança a fim de criar um futuro que de outra forma não seria possível.

Vivemos em uma época de enorme fracasso institucional, criando coletivamente resultados que ninguém deseja. As alterações climáticas, fome, pobreza, violência, terrorismo, destruição de comunidades, natureza, vida e as bases de nosso bem-estar social, econômico, ecológico e espiritual. Desta vez, exige uma nova consciência e uma nova capacidade de liderança coletiva para enfrentar os desafios de uma forma mais consciente, intencional e estratégica. O desenvolvimento de tal capacidade nos permitiria criar um futuro de maiores possibilidades. Por que nossas tentativas de lidar com os desafios de nosso tempo tantas vezes falham? Por que estamos presos em tantos atoleiros hoje?

A causa do nosso fracasso coletivo é que estamos cegos para a dimensão mais profunda da liderança e da mudança transformacional. Esse “ponto cego” existe não apenas em nossa liderança coletiva, mas também em nossas interações sociais cotidianas. Não enxergamos a dimensão da fonte a partir da qual surgem a liderança eficaz e a ação social. Sabemos muito sobre o que os líderes fazem e como o fazem. Mas sabemos muito pouco sobre o lugar interior, a fonte a partir da qual operam. E é essa fonte que a “Teoria U” tenta explorar

 

Quando os líderes desenvolvem a capacidade de se aproximar dessa fonte, eles experimentam o futuro como se ele estivesse “querendo nascer” – uma experiência chamada “presença”. Essa experiência muitas vezes traz consigo ideias para enfrentar desafios e trazer à existência um futuro que de outra forma seria impossível.O Master Business Innovation UFSCar possui, o módulo Self Innovation onde você irá desenvolver a meta-atenção, o autoconhecimento, a capacidade de observar e entender o que está acontecendo no mundo e a capacidade de integrar as dimensões interna e externa de modo que isso possa resultar em realizações que conectem a essência ou a singularidade do indivíduo com as necessidades do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *